terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Mundo Muçulmano - Parte I

A Paz, irmãos!
De início, quero dizer que não é fácil entender o mundo muçulmano (que está tão longe e ao mesmo tempo tão perto da gente) e a cultura é, por vezes, estranha para nós brasileiros. Devemos amá-los antes de qualquer coisa, pois somos Cristãos, e é isso que Jesus faria em nosso lugar.
Vou logo alertando que nem todo muçulmano é homem-bomba, não generalize a respeito de alguns andarem com um cinto repleto de bombas por baixo da camisa, ou pensar que, só porque tem um bigode, uma barba ou então um nariz maiorzinho, ele é um terrorista, certo? Eles são muito discriminados com essas ideias equivocadas.
Vamos entender esse quebra-cabeça!
-Qual a diferença entre árabe, muçulmano, islamismo, etc.?
Árabe é o povo, ou etnia (tipo italiano, brasileiro...) e o idioma (língua). O Islamismo é a religião e muçulmano é aquele que segue o Islã (também conhecido por Islâmico).
Existem pessoas que são árabes e também muçulmanos, assim como há aqueles que são árabes sendo Cristãos.
Por exemplo: existem igrejas evangélicas oficiais na Jordânia, na Síria, no Líbano, no Egito (onde, pelo menos, 10 milhões de pessoas se consideram Cristãs, mesmo sendo árabes), mas não quer dizer que são bem tratadas.
países árabes (que obviamente são todos países muçulmanos) onde não é permitido a igreja evangélica, e mesmo assim ela existe, e por não ser oficial é chamada de igreja subterrânea.
Se você nasce numa família Cristã, poderá se Cristão sendo um Egípcio. Mas você não pode se converter do Islamismo para o Cristianismo, contudo você pode se converter do Cristianismo para o Islamismo (isso não significa dizer que nenhum islâmico se torna Cristão, pelo contrário, eles tanto existem, como frequentam as famosas igrejas subterrâneas).
ATENÇÃO: Nem todo país muçulmano é um país árabe. Por exemplo: o Irã é Persa (embora muitos achem que é árabe) e é um país muçulmano muito forte, portanto ele não tem nada de árabe.
Além disso, os árabes traçam suas origens a partir de Ismael, filho de Hagar e Abraão, e o seu nascimento dá início a etnia Árabe, já o Islamismo traça sua origem a partir do Profeta Maomé (que viveu cerca de 500 anos d.C).
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário